Teste

Restam apenas onze vagas no mata-mata da Série D do Brasileiro

Cascavel cumpre tabela na última rodada do Grupo A8. Adversários do Paraná são os líderes

Por Luciano Neves

Restam apenas onze vagas no mata-mata da Série D do Brasileiro Créditos: Elizandro Vieira

A Série D do Campeonato Brasileiro contou com a presença de 64 times. A quantidade de equipes mostra que o caminho até a Série C não é dos mais fáceis. Mas a fase de grupos se aproxima do fim e resta apenas uma rodada. Ou seja, o caminho até o acesso tem mais sete partidas, a última rodada e mais três fases de mata-mata, com jogos de ida e volta. Isso porque os quatro times que chegarem nas semifinais estarão na Série C em 2025. Para ser campeão da Série D ainda restam onze partidas.

Dos 64 times que começaram a competição, 32 vão avançar para a segunda fase, o primeiro mata-mata da Série D. E a temporada irá terminar para os outros 32 times. É uma pena que o Cascavel esteja entre os 32 eliminados, mesmo faltando uma rodada para o fim da fase de grupos. A equipe entrou em campo no último domingo pela penúltima rodada e conseguiu um empate com o Cianorte em 1 a 1, na casa do adversário. O resultado selou a eliminação do Cascavel, que segue na lanterna do Grupo A8 com doze pontos. E irá se despedir da competição no jogo do próximo domingo (21) contra o Avenida, no Estádio Olímpico Regional. Mesmo que vença seu último jogo, o Cascavel irá fechar a Série D com a pior campanha em cinco participações na Série. Nas edições de 2020, 2021 e 2022, a Serpente Aurinegra passou para a segunda fase. Porém, foi eliminada no primeiro duelo de mata-mata. No ano passado, o Cascavel não conseguiu passar da fase de grupos. Mas somou 16 pontos em 14 jogos. Nesta Série D, só conseguirá chegar aos 15 pontos. O consolo para o futebol profissional, que irá encerrar as atividades nesta temporada contra o Avenida, foi a garantia de calendário amplo para o ano que vem. O Cascavel garantiu presença na Série D e na Copa do Brasil. O que pior a campanha da equipe é o comparativo com os outros dois paranaenses, ambos classificados. O Cianorte é o líder do Grupo A8 com 22, já está classificado e só precisa de um empate com o Hercílio Luz, no próximo domingo para confirmar a liderança da chave. E melhorou o retrospecto contra o Cascavel. Em quatro duelos pela Série D, são duas vitórias do Leão do Vale do Ivaí e dois empates. Na elite do Estadual, os dois times se cruzaram mais oito com apenas duas vitórias cascavelenses, três empates e três vitórias do Cianorte.

No Grupo A8, o próximo adversário do Cascavel, o Avenida, é o vice-líder com 19 pontos e também está classificado. Irá duelar com o Cianorte pela liderança. O Grupo A8 é um dos mais disputados da Série D. Cinco times lutam pelas duas vagas restantes no mata-mata. Na última rodada, Brasil de Pelotas e Concórdia fazem um confronto direto no Rio Grande do Sul. Quem vencer se classifica. Hoje, o Xavante é o terceiro com 18 pontos, por isso, garante uma vaga com um empate. O Concórdia é o quarto com 17 e se classifica com um empate se todos os jogos da rodada terminarem empatados. Isso porque, o Barra é o quinto com 16 e o Novo Hamburgo é o sexto com 15. Os dois também fazem um confronto direto em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O Hercílio Luz é o sétimo colocado também com 15 pontos. Porém, tem perde para o Novo Hamburgo no número de vitórias. Além de vencer o Leão do Vale depende de uma combinação de resultados para avançar.

 

Maringá

No Grupo A7, o Maringá, atual vice-campeão estadual, foi soberano. Confirmou a liderança da chave com 29 pontos. Na penúltima rodada, derrotou o Água Santa por 2 a 0 em casa. E agora fecha a primeira fase contra o Santo André como visitante. O Maringá tem seis pontos de vantagem sobre o segundo colocado. E aguarda quem será o quarto colocado do Grupo A8, que será seu adversário na segunda fase. Aliás, o Maringá tem a terceira melhor campanha da Série D. Só está atrás do Manauara, líder do Grupo A1, que somou 31 pontos, e do Brasiliense, que é o primeiro colocado no Grupo A5, que também tem 29 pontos. O time de Brasília tem a mesma campanha do Maringá. Mas tem uma ligeira vantagem no saldo de gols (10 contra 9).

Créditos: Luciano Neves