Dia de clássico e confronto direto para o time de Dorival
Seleção Brasileira recebe o Uruguai nesta terça, pela 12ª rodada das Eliminatórias
Por Luciano Neves
A Seleção Brasileira fará, nesta terça-feira (19), o último jogo de 2024. O time de Dorival Júnior termina o ano dentro de casa e tem a obrigação de passar uma impressão bem melhor para o torcedor. No entanto, a tarefa não será das mais fáceis já que o time de Dorival Júnior terá um grande clássico do futebol sul-americano pela frente e encara o Uruguai, às 21h45, na Arena Fonte Nova, em Salvador, em jogo válido pela 12ª rodada das Eliminatórias Sul-Americanas. E também terá pela frente um confronto direto na tabela de classificação. Na rodada passada, o Brasil empatou em 1 a 1 com a Venezuela na última quinta-feira. Com isso, o time fechou a rodada no quarto lugar com 17 pontos. O Uruguai conseguiu uma grande vitória sobre a Colômbia na rodada passada por 3 a 2. Com isso, pulou para a vice-liderança com 19 pontos. Se o Brasil derrotar a Celeste Olímpica pode fechar o ano de 2024 em segundo lugar e muito próximo de consolidar a vaga para a Copa do Mundo de 2026. No entanto, se perder para o Uruguai o Brasil pode terminar a rodada em sexto lugar e pode ser ultrapassado por Equador e Paraguai. Ou seja, terminaria o ano sob o mesmo pandemônio do início do trabalho de Dorival Júnior.
A estreia do treinador como técnico da Seleção Brasileira foi contra o Equador, no Couto Pereira, no dia 06 de setembro, em que o Brasil venceu por 1 a 0. Mas antes desse jogo, a Seleção aparecia justamente no sexto lugar sob forte contestação.
Depois de derrotar o Equador, Dorival amargou uma derrota para o Paraguai por 1 a 0. E teve duas vitórias seguidas sobre Chile fora de casa por 2 a 1 e a goleada por 4 a 0 sobre o Peru, em casa.
Na semana passada, o Brasil teve um ótimo primeiro tempo diante da Venezuela em Maturín. Raphinha fez um golaço de falta e consumou o bom momento na Seleção Brasileira. O jogador do Barcelona é o artilheiro do Brasil nas Eliminatórias com quatro gols. Mas no segundo tempo sofreu o empate e ainda viu Vini Júnior desperdiçar um pênalti, o que poderia render mais uma vitória fora de casa.
Em sua última derrota como mandante, o Brasil ainda contava com Fernando Diniz. No último jogo do ano passado, foi derrotado por 1 a 0 pela Argentina, no Maracanã. Depois dessa partida, a CBF optou por não continuar com o treinador no comando da Seleção e fez o anúncio da saída de Diniz no início deste ano.
Dorival Júnior comandou a Seleção em onze partidas até agora. Foram dois amistosos e nove jogos oficiais. Ao todo, ele tem cinco vitórias, cinco empates e apenas uma derrota, que ocorreu diante do Paraguai.
Uruguai
Dorival Júnior já enfrentou o Uruguai como treinador da Seleção Brasileira. E já amargou uma decepção. Foi na Copa América deste ano em que o Brasil foi eliminado nos pênaltis nas quartas de final após um empate sem gols. Pelas Eliminatórias, pela quarta rodada, ainda no ano passado, o Brasil foi derrotado pela Celeste por 2 a 0, em Montevidéu, gols de De La Cruz, jogador do Flamengo, e Darwin Núñez. Na ocasião, a Seleção ainda tinha Fernando Diniz no comando. A última vitória do Brasil sobre o Uruguai foi em outubro de 2021, há mais de três anos, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022. Naquela oportunidade, a Seleção bateu o Uruguai por 4 a 1, com gols de Neymar, Raphinha (duas vezes) e Gabigol. O atacante Luis Suárez descontou para a celeste. Em 80 jogos entre as seleções na história, o Brasil possui 38 vitórias, além de 21 empates e 21 derrotas.
O elenco de Dorival Júnior quer uma vitória para engrenar de vez na competição e para isso se apoia no fator casa como um grande trunfo, já que os uruguaios não vencem a Seleção em território brasileiro há 32 anos. A última vez que o Uruguai venceu a Seleção Brasileira no Brasil foi no dia 24 de novembro de 1992, em um amistoso realizado no estádio Governador Ernani Sátyro, em Campina Grande-PB. Os uruguaios venceram por 2 a 1, com gols de Nelson Cabrera e Hugo Guerra, enquanto Edmundo fez o tento brasileiro. Desde então, o Uruguai enfrentou o Brasil outras 21 vezes, mas venceu apenas dois destes confrontos.