Teste

A nova jornada do Cascavel no Estadual de 2025

Novo elenco da Serpente Aurinegra inicia os treinamentos nesta segunda-feira

Por Luciano Neves

A nova jornada do Cascavel no Estadual de 2025

Em 2025, o Cascavel irá disputar a elite do Campeonato Paranaense pela 11ª vez seguida. O time ingressou na primeira divisão em 2015 e, de lá para cá, sempre fez parte desse grupo. Nesse período, o time chegou duas vezes na final do Estadual, em 2021 e 2023, e ficou com dois vices. Mas essa sequência na elite do Paranaense colocou o Cascavel em outro patamar, com seguidas participações em competições nacionais. No calendário de 2025, o Cascavel tem a Série D do Campeonato Brasileiro, a sexta participação seguida na quarta divisão do futebol nacional, e mais uma presença na Copa do Brasil, a quarta da história.

Na próxima temporada, o Cascavel será comandado por Silvinho Canuto, que foi apresentado de maneira oficial no último dia 23 de outubro. Ele será o 14º treinador a dirigir o Cascavel na elite estadual. Antes dele, o time teve comandos de Paulo Foiani (2015 e 2019), Charles Gbeke (2016), Karmino Colombini (2016 e 2017), Agenor Piccinin (2017), Milton do Ó (2018), Gustavo Caiche (2018 como interino), Marcelo Caranhato (2020), Tcheco (2021 e 2022), Ademir Fesan (2023), Luis Carlos Cruz (2023), Leston Junior (2024), Cesar Bueno (2024 como interino) e Matheus Costa.

Vale lembrar que na temporada que passou, o Cascavel teve quatro treinadores diferentes. Começou o ano com Leston Junior, que foi o comandante da equipe na Série D do ano passado, mas ficou apenas duas partidas. Cesar Bueno, técnico do Sub-20, dirigiu o time de maneira interina em alguns jogos. Matheus Costa concluiu a campanha no Estadual e iniciou a Série D deste ano. Mas depois foi demitido e o Cascavel fechou a temporada com Gilson Kleina.

Silvinho Canuto já vinha trabalhando ao lado do gerente de futebol da equipe, Matheus Milei, na formação do elenco. Nesta segunda-feira (18), o novo elenco da Serpente Aurinegra inicia oficialmente os trabalhos com a apresentação. Até agora, a diretoria já anunciou quatro contratações: os goleiros Jean Carlos, ex-Concórdia, e Thiago Gonçalves, ex-Figueirense, o volante Alex Paulino e o lateral Lucas Serafini. O Cascavel conta com quatro atletas remanescentes da temporada passada. Os meias Robinho e João Paulo, o lateral Libano e o meia Samuel.

Silvinho Canuto espera um estadual difícil no ano que vem. “Vejo um campeonato muito competitivo. Acho que vai ser um dos mais difíceis que nós vamos enfrentar pela qualidade das equipes e pela volta do Paraná Clube. Sem contar o investimento grande do Rio Branco. E nosso pensamento não pode ser diferente. A gente precisa entra no campeonato bem fortes com essas equipes. A gente tem também o acesso do Maringá para a terceira divisão nacional. Então temos que montar uma equipe forte, contar com a ajuda do nosso torcedor e nos empenharmos para fazer o melhor trabalho possível”, disse Silvinho.

 

Estadual 2025

O Campeonato Paranaense de 2025 terá o mesmo formato dos anos anteriores. Os doze participantes se enfrentam entre si em turno único na primeira fase e os oito primeiros colocados avançam para o mata-mata. Mas será um campeonato que terá um tempo de disputa mais curto. O Estadual inicia no dia 11 de janeiro e será encerrado no dia 26 de março. Ou seja, pouco mais de dois meses de competição. A Federação Paranaense de Futebol (FPF) irá divulgar a tabela completa do Estadual até o dia 22 de novembro.

 

Torneio de Verão

Antes do Campeonato Paranaense, o primeiro compromisso de Silvinho Canuto no comando do Cascavel será o Torneio Paraná de Verão, competição preparatória para o Estadual e que terá a presença de outras três equipes que serão adversárias da Serpente Aurinegra no certame. Mas como o início do Paranaense foi antecipado, o Torneio Paraná teve uma mudança no formato. Os quatro clubes decidiram realizar o torneio em turno único. Com isso, o Torneio Paraná passa a ser de pontos corridos, sem a partida decisiva. Os quatro participantes se enfrentam entre si e, depois de três rodadas, a equipe que somar mais pontos será campeã. O Cascavel estreia no torneio fora de casa, no dia 15 de dezembro, contra o Cianorte, no Albino Turbay. Na segunda rodada, no dia 21 de dezembro, o Cascavel enfrentará o Maringá no estádio Paulo Roberto de Souza em Corbélia. Na última rodada, encara o Londrina, no dia 05 de janeiro, novamente em Corbélia.