Fla firme na ponta e Flu afundado na lanterna

A 11 rodada do Campeonato Brasileiro foi realizada no último fim de semana

Por Gazeta do Paraná

Fla firme na ponta e Flu afundado na lanterna

A 11ª rodada do Campeonato Brasileiro consolidou a condições dos rivais nas extremidades da tabela de classificação. O Flamengo segue firme na primeira posição com 24 pontos. O Rubro-Negro levou a melhor no clássico Fla-Flu sobre o rival Fluminense por 1 a 0. O Flamengo consolidou a condição de time de melhor campanha no campeonato. São sete vitórias em onze jogos, 72% de aproveitamento e melhor ataque com nove gols.

O Flamengo é seguido de perto pelo Palmeiras, que chegou à sua quinta vitória seguida, a sétima na competição, e ocupou a vice-liderança com 23 pontos. O destaque do time de Abel Ferreira é a defesa, que foi vazada apenas seis vezes em onze jogos, a segunda melhor do campeonato. Só o Internacional sofreu menos gols: 5 no Brasileirão. Mas o time de Eduardo Coudet tem dois jogos a menos. E vem de uma vitória importante. O Colorado derrotou o rival Grêmio por 1 a 0 no Gre-Nal 442, o segundo da história fora do Rio Grande do Sul. O Inter encostou nos líderes e tem 17 pontos. Está atrás de Flamengo, Palmeiras, Bahia, Botafogo, Athletico-PR e Bragantino. Porém, tem dois jogos a menos que os concorrentes e o Inter tem o quarto melhor aproveitamento com 62%. 

 

Zona da degola

Os clássicos estaduais afundaram Fluminense e Grêmio na zona do rebaixamento. O Flu é o lanterna com seis pontos e o Grêmio é o 19º também com seis. Porém, o Tricolor Gaúcho tem dois jogos a menos. Mas ambos são os times com mais derrotas no Brasileirão ao lado do Vasco, todos com sete resultados negativos. Aliás, o Vasco foi o único que conseguiu respirar aliviado. Goleou o São Paulo por 4 a 1 e saiu da zona maldita. Hoje, O Z-4 tem Vitória com nove, Corinthians com oito, além de Flu e Grêmio. 

De acordo com o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Fluminense tem 67,9% de chances de ser rebaixado. Ainda de acordo com a pesquisa da UFMG, Corinthians (51,4%), Grêmio (50,2%), e Atlético-GO (44,9%) são as outras equipes com mais chances de rebaixamento.

 

Vítimas

A rodada do fim de semana acarretou na demissão de mais dois técnicos. Fernando Diniz não resistiu a sequência negativa no Fluminense e foi demitido ontem. Fernando Diniz retornou ao Fluminense em abril de 2022, mas viveu seu melhor momento em 2023, quando conquistou o Carioca e o título inédito da Libertadores. Nesta temporada, também levantou a taça da Recopa Sul-Americana, com vitória sobre a LDU.

E Cuca não é mais treinador do Athletico-PR. O treinador deixou o comando da equipe após o empate do Furacão com o Corinthians no último fim de semana. Ontem, a diretoria do clube acatou o pedido de demissão de Cuca.