Teste

Universo literário em pauta: 1º Flic movimenta a cidade com ampla programação entre os dias 21 e 23 de novembro

O evento, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, reúne uma série de atividades, como espetáculos teatrais, contação de histórias, lançamentos de obras literárias, oficinas e muito mais, no Teatro Municipal Sefrin Filho e na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste). Confira a programação completa:

Universo literário em pauta: 1º Flic movimenta a cidade com ampla programação entre os dias 21 e 23 de novembro Créditos: Secom Cascavel

 

Na edição desta quarta-feira (20), o Caderno Mais aproveita a abertura das inscrições para o  1º Festival Literário de Cascavel - Flic, noticiado pela editoria na página de abertura desta editoria, para trazer mais detalhes sobre a programação completa do evento, que promete celebrar a literatura e dar destaque para escritores locais. 

O Flic, marcado para acontecer entre os dias 21 e 23 de novembro, realiza uma série de atividades nos espaços do Teatro Municipal Sefrin Filho e do câmpus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná). 

De acordo com o cronograma, disponibilizado pela Biblioteca Municipal de Cascavel, organizadora do evento, em parceria com o CECA Unioeste (Centro de Educação Comunicação e Artes) e o colegiado dos cursos de Letras da Unioeste, a programação promete ser diversa, com oficinas, mesas redondas, vendas de livros, palestras, contações de histórias, entre outras ações descentralizadas, tudo para celebrar, não só a leitura, mas também os 73 anos do município de Cascavel e os 60 anos da Biblioteca Pública Municipal Sandálio dos Santos. A programação é gratuita e aberta ao público, sendo necessário realizar inscrições apenas para as oficinas, através do endereço eletrônico: https://bit.ly/INSCRIÇÃOFLIC. 

 

Primeiro dia 

A programação será aberta nesta quinta-feira (21), a partir das 09 horas, quando acontece a oficina “Versos, Sons e Ritmos”, ministrada por Wagner Souza, no campus da Unioeste. 

As demais atividades do primeiro dia de Flic serão realizadas no Teatro Municipal Sefrin Filho, que recebe, 14 até às 22 horas, no hall de entrada, uma feira de venda de livros, disponibilizados por livrarias e sebos locais. A feira se estenderá pelos três dias de evento, sempre no mesmo horário. 

A partir das 14 horas, também está programada a abertura oficial do evento, reunindo autoridades locais. A partir das 14h15, serão realizadas três atividades simultâneas: o espetáculo “Construindo Sonhos”, na nave principal do teatro; o lançamento do livro “O Grito no Silêncio”, de Janete Ferraz, no auditório 1 e o relançamento do livro “Uma Carta para o Amor”, de Jussara Henn, no mesmo espaço. 

Já a partir das 14h30, o cronograma contará com a oficina “Poesia Terapia”, na sala 03 do teatro. Às 15 horas, a atividade deve agradar a criançada, com a contação de histórias. O livro escolhido será “Sobre Dragões e Bolhas de Sabão”, que será lido por Virgínia Araújo, na sala 01.  No mesmo horário, a sala 02 recebe a oficina “Poemas Concretos e Visuais”, com a escritora Amanda Kristensen. Simultaneamente, no auditório 01, acontecem os relançamentos do livro “Contos de Bagé”, de Leonardo Gonçalves e do audiolivro “A Árvore Viúva”, de Darci Baldus. 

Meia hora depois, as oficinas continuam na sala 04, onde Shirley Fonseca ministra a atividade “Ler a Aprender com Sustentabilidade”. Já às 16 horas, no auditório 01, Jair Pereira lança seu livro “Memórias do Teatro de Cascavel”, simultaneamente, o livro “Gata Poética: Brincando de Escrever”, de Antônia Vilaca será relançado. 

As oficinas continuam às 17 horas, quando acontece o encontro “Máscara Neutra”, com Mauro Zanatta, no auditório 03. No mesmo horário, o auditório 01 receberá o relançamento do livro “Luz” de Tere Tavares; o lançamento do livro “Insignificâncias”, de Amanda Kristensen e o relançamento do livro “Pérolas do Amor”, de Anzoeiri. 

A partir das 18 horas os relançamentos continuam no auditório 01, com as obras: “Nem Anjos, Nem Demônios”, de Tereza Garbin; “Lembranças que Contam Histórias”, de Salete Ribeiro e “América Latina: Marxismo, Educação e Formação Humana”, escrito por Sebastião Gonçalves. 

A última programação do dia será às 20 horas, no auditório 02, com a mesa redonda “História de Cascavel”, reunindo os escritores Vander Piaia, Valdir Pacini, Clenilza Lemos, Elisane Silva, Jair Pereira e Cleiton Costa. 

 

Segundo dia 

A Flit continua na sexta-feira (22), e as atividades começam logo pela manhã, às 08h30, na sala A103 da Unioeste, onde será realizada a oficina “Processos Criativos da Escrita Literária”, com Luiz Sackser, Matheus Zanardini e Augustina Velasco. 

As demais atividades do dia serão realizadas no Teatro Municipal Sefrin Filho. A partir das 14 horas, acontece a contação de histórias com o livro “A Descoberta de Glória”, lido por Mariane Yukari, na sala 01; o relançamento do livro “Tico, o Pássaro”, de Kauan de Paula, no auditório 01 e o relançamento da coleção “Reciclei, Recicleo”, de Shirley Fonseca. 

Às 15 horas tem: palestra “Ação Cultural e Incentivo à Leitura nas Bibliotecas Escolares”, com Bruno Leonardi, no auditório 02; relançamento do livro “Sapatinha de Cristal”, de Lilian Possera, no auditório 01; relançamento de “Capítulos da Alma”, de Josiane Santos, no mesmo local. Além disso, no mesmo horário também acontecem as oficinas “Empoderadamente”, com Ricardo Marafon, no auditório 03; “Técnica de Escrita de Histórias”, na sala 03, com Pedro Angel  e contação de histórias, na sala 02, com a leitura de “O Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa”. 

Meia hora depois, a sala 01 recebe uma roda de conversa sobre o livro “Experiências de uma Avó Atípica”, com Roselene Borges e a oficina “Ler e Aprender com Sustentabilidade”, com Shirley Fonseca, na sala 04. Às 16 horas, serão relançadas as obras “Camiño de Santiago” e “Pérolas Escondidas” e lançada a obra “Viagem Além da Realidade”, no auditório 01. 

As oficinas continuam a partir das 16h30, com a atividade “Técnica de Escrita de Histórias”, com Pedro Angel, na sala 03 e com a oficina “A Máscara Neutra”, ministrada por Mauro Zanatta, no auditório 03, às 17 horas. No mesmo horário, às 17 horas, no auditório 01, acontecem também os lançamentos de “As Aventuras de Guilherme e os Óleos Essenciais” e os relançamentos: “Empoderadamente” e “Quando os Pássaros Voltarem a Voar”.

No horário seguinte, serão relançadas três obras, no auditório 01: “Bordo a Vida, Escrevo Sentimentos”, “Poesia, Mente e Magia” e “Caminho Infinito: 20 Poemas de Amor”. 

Para encerrar o segundo dia, no período da noite, às 20 horas, Domingos Pellegrini ministra a palestra “Vi-ver”, na nave principal. 

 

Terceiro dia 

No sábado (23), terceiro e último dia de Flit, a programação, concentrada no Teatro Municipal Sefrin Filho, começa a partir das 14 horas, com a contação de histórias “Quando Nasce um Monstro”, com a palhaça Pidi Mandô, na sala 02. No mesmo horário também acontece o relançamento dos livros “Iridiscente”, “Depois da Tempestade” ,“Italiano com a Graça de Deus” e de “Varinha Mágica”, no auditório 01. Também às 14 horas, acontecerá o sarau “Semeando Poesia”, no espaço do MAC Sefrin Filho. A exposição reúne obras de Carmen Regina Dias e de alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

A partir das 15 horas, tem a volta da palhaça Pidi Mandô, com a história “O Monstro Monstruoso da Caverna Cavernosa”. Os relançamentos de “Alegres Saudades” e de “Folhas da Saudade”, além do lançamento de “A Aldeia em Mim”, também acontecerão às 15 horas, no auditório 01. 

Às 16 horas tem contação de história, com a obra “Salvem a Terra: Guardiões do Planeta”, com João Vitor de Lara, na sala 01; roda de conversa com o grupo “Leia Mulheres”, no auditório 02; no auditório 01 tem lançamento do livro “Capivara Vai à Lua”, relançamento dos livros “A Felicidade Mora em Mim” e “Sangue de Inocente”, tudo às 16 horas. 

Meia hora depois, o grupo Slam Cascavel estará posicionado no palco externo do Teatro Municipal Sefrin Filho para uma batalha de poesia falada. 

Às 17 horas, o auditório 01 recebe os relançamentos das obras: “Banhos, Simpatias e Filtros Energéticos” e “Descubra-se: Motivação para Vencer”. 

Meia hora depois, acontecerá um sarau e o lançamento do livro “Escreva, Mulher”, com o coletivo liderado por Gabriela Queiroz. 

Já às 18 horas, mais dois relançamentos, as obras “Leia de Noite” e “No Colo da Lua” serão relançadas também no auditório 01. 

A programação do Flit começa a ser finalizada a partir das 20 horas, quando será realizada a cerimônia de encerramento, reunindo autoridades locais na nave principal do Teatro Municipal Sefrin Filho. 

A última atividade da noite será a reapresentação do espetáculo “Griots: Preservando Memórias”, com o grupo Samba da Vila, que reúne música e encenação teatral para abordar temas como racismo e ancestralidade. O espetáculo será apresentado na nave principal do teatro. 

 

Data

21-23/11

Flic Cascavel acontece entre os dias 21 e 23 de novembro 



Créditos: Redação