Unioeste celebra seus 30 anos e o "Dia do Músico" com programação especial
A comemoração das três décadas da Unioeste será aberta nesta sexta-feira (22), data em que se celebra o “Dia do Músico”, com um concerto gratuito a partir das 20 horas, no Auditório Arnaldo Busato. A programação celebrativa segue até o dia 29 de novembro, com exposições, espetáculos musicais e teatrais, e muito mais. Confira:
Você sabia que nesta sexta-feira, 22 de novembro, é comemorado o “Dia do Músico”?
A data foi instituída em homenagem à Santa Cecília, considerada a Padroeira dos Músicos. Isso porque, segundo registros históricos, a santa seria lembrada por sua devoção, não só ao Cristianismo, mas também sua dedicação ao estudo da música, também usada como ferramenta de adoração durante suas celebrações.
Na data, celebram-se todos os profissionais e estudiosos que se dedicam ao fazer musical, independentemente do instrumento escolhido para ser praticado. E é para homenagear os estudiosos e profissionais da área, que a data é comemorada.
Dito isso, na edição desta sexta-feira (22), Dia do Músico, que o Caderno Mais traz mais uma recomendação de programação cultural.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) organiza, nesta sexta-feira (22), a partir das 20 horas, no Auditório Arnaldo Busato, localizado na própria universidade, uma apresentação gratuita e aberta ao público, em comemoração ao Dia do Músico. A apresentação celebra também os 30 anos de fundação da Unioeste, criada em 1994.
Para isso, a Unioeste reúne todos os corais ligados ao campus e alguns convidados, para uma noite de muita música. Entre os corais participantes, Coral Unioeste Encanta Cascavel, e Coral Unioeste Encanta HUOP, como residentes, convidando os seguintes grupos: Coral Unioeste de Toledo, Grupo Vocal Canticum, Grupo Anonymous de Flauta Doce, Grupo Rubi e Oficina Coral Sesi Cascavel.
Esta é a primeira vez que a Unioeste realiza um evento de Dia do Músico e, por isso, a apresentação contará com uma organização especial, para que todos possam mostrar seus talentos na apresentação. Em entrevista ao Caderno Mais, a maestrina responsável pelos corais ligados à Unioeste de Cascavel, Giordana Lube, explica como deve funcionar o evento: “Essa é a primeira vez que a Unioeste organiza uma apresentação para comemorar a data. Os menores grupos convidados em tamanho devem começar a apresentação, vamos começar com o grupo Anonymous de Flauta Doce, Grupo Rubi, depois terão os nossos corais, a começar pelos menores em tamanho, o Canticum e depois os Corais da Unioeste, maior em tamanho”, explica.
A apresentação dos grupos, que deve durar cerca de uma hora de duração, deve passar por músicas instrumentais e cantadas, mas está garantido um momento para que todos os convidados possam se apresentar juntos ao final do evento.
Sobre o repertório, Giordana Lube revela que este deve ser o mais variado possível, passando por diversos gêneros diferentes, com referências de vários anos diferentes. A maestrina ainda deu uma prévia de canções que devem compor o repertório da apresentação e detalhes da formulação do concerto: “O repertório será o mais variado possível, desde Música Popular Brasileira, música folclórica, estrangeira, músicas em outras línguas, músicas atuais, tudo muito diversificado, para atender a todos os gostos. A nossa última música será apresentada com todos juntos, a escolhida será ‘Música, Por Que?”, de Péricles Cavalcante, teremos também o baião “17 e 700” de Luiz Gonzaga”, revela.
Ao longo da apresentação, os grupos deverão ser conectados pelos repertórios, um trazendo referências de ligação ao outro.
O Caderno Mais reforça que a apresentação em comemoração ao Dia do Músico e aos 30 anos da Unioeste, organizada nesta sexta-feira (22), a partir das 20 horas, no Auditório Arnaldo Busato, localizado na própria Universidade Estadual do Oeste do Paraná, em Cascavel, é gratuita e aberta ao público externo.
Unioeste 30 anos
A apresentação gratuita em celebração ao “Dia do Músico”, nesta sexta-feira (22), faz parte da programação também gratuita em comemoração aos 30 anos da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, fundada no ano de 1994.
A primeira ação da programação, como já citado anteriormente pela reportagem, será o evento em homenagem ao “Dia do Músico”, a ser realizado nesta sexta-feira (22), a partir das 20 horas, no Auditório Arnaldo Busato. O concerto reúne os seguintes grupos: Coral Unioeste Encanta Cascavel, Coral Unioeste de Toledo, Grupo Vocal Canticum, Grupo Anonymous de Flauta Doce, Grupo Rubi e Oficina Coral Sesi de Cascavel.
Nesta sexta-feira (22), também será posicionada a exposição “Alinhando Caminhos”, que reúne peças de bordado, criadas por Ronaldo Moreira, no prédio do campus. A exposição poderá ser visitada em horário comercial.
O cronograma cultural dos 30 anos da Unioeste continua nos dias 23 e 24 de novembro, sempre a partir das 20 horas, quando o grupo Digressão Cênica apresentará o espetáculo teatral “A Casa de Bernarda Alba”, no auditório principal da universidade. O espetáculo foi criado com base no texto do dramaturgo espanhol Federico Garcia Lorca e conta a história de Bernarda e suas filhas, que passam a viver isoladas sob a tirania da mãe, que decreta um luto de oito anos após a morte de seu segundo marido. A convivência familiar e a personalidade dominadora da mãe gera tensões na família, que culminam em um enredo cheio de drama e reviravoltas.
Entre os dias 25 de novembro e 29 de novembro, a programação de aniversário da Unioeste também contará com a exposição “Retratos Necessários”, de Lauro Borges. A exposição, que ficará posicionada no prédio da reitoria da Unioeste, reúne fotografias, e poderá ser visitada em horário comercial.
No dia 28 de novembro, a partir das 18h30, o cronograma de 30 anos da Unioeste contará com uma cerimônia especial, reunindo a Orquestra Sinfônica Municipal de Cascavel e o grupo Digressão Cênica, que se unem aos representantes da Unioeste e do HUOP em uma homenagem aos representantes da instituição. A cerimônia contará com apresentações musicais e teatrais para o público.
Já no dia 29, a programação de aniversário da Unioeste será encerrada a partir das 20 horas, com a apresentação do espetáculo “Dançando Villa”, apresentado pela Curitiba Companhia de Dança, convidada especialmente para compor a programação.
Reforçando o recado, as atividades em comemoração às três décadas da Unioeste serão realizadas entre os dias 22 de novembro e 06 de dezembro. Todas as ações são gratuitas e abertas ao público.
A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) fica localizada na rua Universitária, número 1619, bairro Universitário, em Cascavel.
Data
22/11-06/12
Programação em comemoração aos 30 anos da Unioeste será dividida entre os dias 22 de novembro e 06 de dezembro
Trecho
“Essa é a primeira vez que a Unioeste organiza uma apresentação para comemorar a data. Os menores grupos convidados em tamanho devem começar a apresentação, vamos começar com o grupo Anonymous de Flauta Doce, Grupo Rubi, depois terão os nossos corais, a começar pelos menores em tamanho, o Canticum e depois os Corais da Unioeste, maior em tamanho”
-Giordana Lube
Maestrina
Créditos: Redação