Toledo sedia I Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná

Reunindo grandes nomes da música de concerto e alunos vindos de diversas regiões do Brasil, o FESTIMAP, que acontece entre os dias 14 e 20 de julho, reúne apresentações e oficinas de música erudita em Toledo. A programação é gratuita

Por Mariana Moreira

Toledo sedia I Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná

De 14 a 20 de julho, Toledo-PR torna-se a capital paranaense da música erudita. Tem início a 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná (FESTIMAP), trazendo uma agenda pedagógica intensa, com oficinas para todos os instrumentos orquestrais, regência, piano, canto e coro, além de concertos apresentando alguns dos mais relevantes nomes da música de câmara e orquestral do país. O evento tem Direção Artística do maestro Jean Reis e Administrativa de Raquel Mantovani, com patrocínio exclusivo da Prati-Donaduzzi, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A produção é da Piu Mosso e a Realização da Prefeitura Municipal de Toledo, Secretaria Municipal de Cultura de Toledo e Ministério da Cultura.

De acordo com Raquel Mantovani, o FESTIMAP já nasce trazendo toda a expertise de um dos mais relevantes encontros de música erudita do Brasil, o Festival Música nas Montanhas, evento que é uma referência no país.  

“Já estamos em contagem regressiva e com o coração em Toledo, levando toda a nossa experiência de 25 anos de um evento premiado nacionalmente e considerado um dos mais importantes do Brasil, contribuindo para que o Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná seja revestido de grande êxito, na expectativa de que essa brilhante edição seja a primeira de uma série, que certamente virá”, disse Raquel.

 

Oficinas Pedagógicas

Os maiores nomes da música de concerto do país estarão reunidos em Toledo levando, em um verdadeiro movimento de integração com toda a comunidade local, o que há de melhor na música erudita. Com oficinas para todos os instrumentos que integram a orquestra sinfônica, bem como piano, área vocal, canto, coral infantil e coro sinfônico, o Festival apresenta um quadro de professores de reconhecimento internacional. Dentre eles, traz a presença ilustre da professora Dulce Primo, considerada um verdadeiro ícone na área de Coro Infantil no Brasil e responsável pelo projeto Natal Encantado, de Curitiba.  

Alunos inscritos das mais diversas regiões do país integram as oficinas do FESTIMAP, com participantes oriundos de Estados como o Amazonas, Manaus, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, entre outros.

A agenda pedagógica é aberta a um público extremamente amplo. Com isso, crianças, jovens e adultos têm espaço no Festival, quer como alunos executantes ou alunos ouvintes. O objetivo é que eles possam vivenciar, ao lado de alunos semi-profissionais e professores, a prática da música de concerto.

 

Concertos

Com uma programação artística digna dos grandes centros culturais do país, o FESTIMAP leva para o Palco do Teatro de Toledo a Série de Concertos Noturnos, sempre às 20h30, com entrada gratuita. A abertura do Festival acontece no domingo, 14 de julho, e é marcada pela presença da Orquestra Versatilis, tendo, como solista, o violoncelista Hugo Pilger.

A agenda de espetáculos segue até 20 de julho, trazendo, ainda, professores do Festival das áreas de cordas, madeiras, metais, uma noite dedicada ao Tango Portenho, sob direção e solos do grande violinista Alejandro Drago, além de concertos apresentando a Orquestra Acadêmica, Coro Infantojuvenil, Classe de Canto, Orquestra Sinfônica e Coro Sinfônico do Festival.

 

Série de Concertos Especiais  

Além da grade de concertos noturnos e de contribuir para a formação de profissionais especializados em música erudita e instrumental vindos de toda parte do Brasil, o I FESTIMAP visa expandir a cultura musical para fora dos grandes centros e incentivar a troca de experiências.

Assim, alunos e artistas convidados mostram sua arte, também, na série de Concertos Especiais, que apresenta uma proposta de descentralização e contrapartida social. Nela, hospitais, asilos, praças e espaços diferenciados tornam-se palco de apresentações marcadas pela emoção do público que, em circunstâncias especiais, não poderia ou não tem por hábito deslocar-se até as salas de concerto.

“Toledo vai viver, no mês de julho, aquilo que Poços de Caldas, no sul de Minas Gerais, vive há 25 anos e que representou, para nossa estância, um verdadeiro divisor de águas. Hoje, Poços é considerada um farol de cultura para todo o Brasil. Nossa expectativa é que Toledo viva o mesmo impacto positivo a partir do FESTIMAP que, sem dúvidas, entrará para a agenda dos principais encontros de música erudita do país”, espera Raquel.

 

Programação 

Os concertos, bem como toda a programação do I FESTIMAP, são gratuitos e acontecem de 14 a 20 de julho, às 20h30, no Teatro Municipal de Toledo, que fica na Avenida Parigot de Souza esquina com Santos Dumont, 2626 - Centro. Fone: (45) 3196-2490 / 3196-2491. A programação completa da 1ª edição do Festival Internacional de Música Araucárias do Paraná pode ser acessada no https://www.festimap.com.br

 

Créditos: Assessoria