Coral Unioeste Encanta está com inscrições abertas para ingresso de novos membros
O grupo, que é aberto para todos os públicos, organiza encontros semanais, sempre nas terças-feiras, das 19h15 às 20h45, no Espaço Espiritual da Unioeste.
Quem nunca ouviu o seguinte ditado: “Quem canta, os males espanta”, que atire a primeira pedra. E é para espantar os males, que, na edição desta terça-feira (16), o Caderno Mais traz mais uma recomendação de atividade para os leitores de Cascavel que querem soltar a voz em grupo. A nova recomendação deve agradar principalmente aqueles que se interessam pela prática do canto em coral.
O Coral Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Encanta está com inscrições abertas para o ingresso de novos membros. O prazo segue até o dia 23 de julho, data em que o curso será iniciado.
Para os leitores que não estão familiarizados com o Coral Unioeste Encanta, o Caderno Mais aproveita a oportunidade para reforçar algumas informações. O grupo, que organiza encontros semanais, sempre nas terças-feiras, das 19h15 às 20h45, no Espaço Espiritual da Unioeste, é um coral escola, o que significa que acolherá a todos os interessados, independente do nível de experiência com canto.
Um outro ponto a ser esclarecido é que, apesar da nomenclatura do grupo levar o nome da universidade, o Coral Unioeste Encanta é aberto para todos os públicos, internos e externos da universidade, além de ser completamente gratuito.
O Caderno Mais conversou com a maestrina responsável pelo Coral Unioeste, Giordana Lube, para saber mais detalhes sobre os requisitos a serem cumpridos pelos interessados:
“Este é um coral escola, que tem como intuito, inserir todos aqueles que queiram cantar, mesmo sem nenhuma experiência prévia. Só é obrigatório mesmo cumprir o requisito da idade, sendo obrigatório que os inscritos tenham acima de 16 anos, já que se trata de um coral adulto”, esclarece.
Para os interessados em soltar a voz, que cumprem com o requisito da idade, citado pela maestrina, basta solicitar o link de inscrição nos perfis: @unioeste.cascavel ou @cecaunioestecvel, ou apenas comparecer na data do início das aulas: “Não existe avaliação ou seleção, basta fazer a inscrição. Aqueles que não conseguirem fazer a inscrição, também podem vir no primeiro dia, que auxiliamos a pessoa para fazer a inscrição na hora”, acrescenta a maestrina.
Ao longo das aulas, os novos alunos devem começar a trajetória em uma turma para iniciantes, onde aprenderão todas as etapas envolvendo o canto em coral, desde as técnicas individuais de respiração, até as habilidades necessárias para o canto em grupo, antes de se unirem aos alunos veteranos do grupo: “Teremos conteúdos base de coral, com respiração, postura, técnica vocal para canto coletivo e depois o grupo se junta aos membros mais antigos do coral, para darem sequência aos aprendizados”, continua.
O Caderno Mais também aproveitou a entrevista com a maestrina, para saber mais detalhes sobre o repertório a ser desenvolvido pelos alunos ao longo das aulas, e sobre o funcionamento dos encontros: “Exercitamos um repertório diverso, com músicas populares, folclóricas e eruditas. Temos canções em língua portuguesa, e também em outros idiomas, começamos com cânones e vamos passando para a estrutura de três ou quatro vozes, típica de corais”, finaliza.
Reforçando o recado, o coral Unioeste Encanta Cascavel está com vagas abertas para o ingresso de novos membros. As inscrições, que seguem abertas até o dia 23 de julho, data do início das aulas, podem ser realizadas através do link disponibilizado através de solicitação nos perfis: @unioeste.cascavel ou @cecaunioestecvel, no Instagram. Uma outra opção, é fazer a inscrição presencialmente, no primeiro dia de aula, juntamente com as equipes da coordenação do curso.
O grupo é gratuito e aberto para todos os públicos.
Créditos: Mariana Moreira