Cascavel terá estudos para implantação de Anel Viário

Estudo será subsidiado pela Itaipu, com parceria do PTI e do DNIT

Por Bruno Rodrigo

Cascavel terá estudos para implantação de Anel Viário

Cascavel dá um importante passo nesta sexta-feira (07) para a melhoria na mobilidade urbana do município. Será realizada assinatura do convênio para o projeto de viabilidade técnica para a implantação do Anel Viário que fará o “contorno” em toda a cidade. O projeto é histórico para o desenvolvimento da infraestrutura da cidade, fazendo o desvio do tráfego de veículos do interior do município.

O evento acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores de Cascavel e deve ser financiado em uma parceria com a Itaipu Binacional, o Parque Tecnológico de Itaipu e o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes. A assinatura da carta de interesse por parte dos órgãos será uma demonstração de disposição das instituições para a elaboração do estudo de viabilidade técnica, econômica e ambiental do Anel Viário.

A obra tem como objetivo criar uma conexão com o contorno Oeste naBR-163, que já é existente, a partir da BR-277, dando continuidade no desvio do adensamento urbano do município de Cascavel.

O conjunto de estudos a serem desenvolvidos no estudo levantam os benefícios diretos e indiretos decorrentes dos investimentos para implantação de nova infraestrutura, por meio de coleta de dados em campo e de fontes especializadas. Além disso, no estudo verifica-se os índices de viabilidade das opções de traçado estudadas, se os benefícios justificam os custos com os projetos e execução das obras previstas.

O Anel Rodoviário de Cascavel é uma obra muito importante para nossa cidade, uma vez que hoje a gente tem duas rodovias que praticamente cortam o perímetro urbano da nossa cidade. No evento de amanhã vai ser assinado o EVETEA que é estudo de viabilidade técnica para fazer o contorno Sul, onde a gente tem vários bairros depois da rodovia 277, que totalizam mais ou menos 90 mil pessoas. A BR-277 está dentro do perímetro urbano da nossa cidade gerando um tráfego grande e desnecessário”, explicou o Presidente da ACIC, Siro Canabarro.

Para esta parceria, a Itaipu participará como financiadora e o Parque Tecnológico Itaipu terá a responsabilidade de executar o estudo, por meio de contratações e estudos técnicos. Já o DNIT terá como responsabilidade a apreciação do estudo desenvolvido por ser o órgão responsável por planejamento de infraestruturas de rodovias federais. Sendo viável, o trecho poderá constar no sistema nacional de viação para o planejamento de sua execução no longo prazo.

Logística

O trecho da BR-277 que passa pela área urbana de Cascavel tem trânsito intenso, sendo considerado um dos grandes gargalos da rodovia, uma vez que há um enorme fluxo de caminhões, vindos das mais diversas regiões do Brasil, Argentina e Paraguai, além do tráfego urbano do município, uma vez que a BR-277 divide a cidade.

Com a implantação do Anel Viário no município, grande parte do trânsito que necessita se utilizar da BR-277 no perímetro urbano da cidade deve ser desviado, facilitando a logística e desafogando o gargalo na rodovia.

Rota de milhares de veículos por dia, Cascavel tem um problema não só com o trânsito na rodovia, mas também com os acessos e travessias da 277. A implantação do Anel Viário deve também aliviar esses desafios que os motoristas da zona sul do município enfrentam.

“O anel rodoviário vai dar mais segurança para as pessoas que transitam na BR-277 e mais agilidade para quem está passando por Cascavel, não tendo que ficar muitas vezes parado em congestionamentos. Há também alguns cruzamentos perigosos como o Trevo da Portal e o do 14 de Novembro. A gente enxerga com bons olhos esse projeto e esperamos que depois dessa assinatura e do estudo de viabilidade técnica, venha os recursos para construção do Contorno Sul num primeiro momento. Depois em um segundo momento o contorno Norte, ligando as duas pontas do Contorno Oeste fazendo esse anel em torno de Cascavel”, frisou Canabarro.

Dar vazão a esse fluxo é um desejo antigo e já foi abordado várias vezes por diferentes prefeitos do município. O estudo do Anel Viário é o primeiro passo para isso se tornar realidade.

Ainda longe de ser definitiva, mas já com possível aplicação, a proposta é de que dois novos contornos sejam construídos em Cascavel: o Contorno Norte que ligará a BR-277 passando pela BR-369 até chegar na BR-467 e o Contorno Sul, que ligará a BR-277 próximo ao Contorno Oeste, passando por fora do município, por trás dos bairros Faculdade e Cascavel Velho, desaguando na saída para Curitiba na BR-277. Juntamente com o contorno Oeste, seria formado então o Anel Viário de Cascavel. A obra tem custo estimado de R$ 600 milhões. Mais detalhes sobre como funcionará o projeto serão apresentados na reunião de assinatura do convênio.

Além de melhorar a mobilidade de Cascavel, a ideia é também facilitar ainda mais o escoamento da produção agrícola e industrial, promovendo o crescimento econômico da região Oeste.